Data: 07/05/2022
Olá, eu sou o Renô!
Nessa nota vamos falar um pouco sobre o incrível mundo dos Streams.
A palavra Stream vêm do inglês e pode ser traduzida para algo como “fluxo”. Se você não sabe o que é um Stream, eis aqui uma definição mais formal:
“Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência contínua de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet.”
fonte: significados.com.br
Acredito que a frase seja alto-explicativa, mas um termo merece atenção: Multimídia. Bom, mídia é um conjunto diversificado de meios de comunicação, com objetivo de transmitir informação. Sendo assim, um texto, um áudio, um vídeo, uma imagem… são exemplos de mídia. O termo MULTImídia, por sua vez, se refere à combinação de mais vários meios SIMULTANEAMENTE na transmissão de uma informação.
Dito isto, Stream é uma tecnologia capaz de que enviar tipos diferentes de mídias(e.g imagem, som, vídeo etc.) simultaneamente, com objetivo de informar e de forma constante, utilizando a uma rede.
Contudo, o termo Stream a que me refiro hoje, é concernente ao Spark Stream, cujo conceito se assemelha a este mas detalha com o viés tecnológico de Big Data. Qual seja:
O Spark Streaming é uma extensão da API principal do Spark que dá suporte ao processamento de dados em tempo real com tolerância a falhas, alto desempenho e de forma escalável.
fonte: Alura
Dessa definição, podemos nos atentar a alguns fatos, tais como:
>> Mão na Massa: Stream!
A netflix, por exemplo é uma dessas
Bom, essa semana me deparei com uma atividade em que precisava
,