Hello Data!

Data: 23/04/2022
 
Olá, eu sou o Renoaldo e esse é o primeiro post que escrevo sobre o mundo dos dados. Aqui pretendo fazer um resumo dos meus aprendizados em 3 áreas: Dados, Inglês e Produtividade. Pretendo fazer esse resumo semanalmente aos sábados, falando sobre a minha caminhada na busca de me tornar um profissional melhor. Pretendo usar imagens, vídeos, gráficos e tabelas para descrever melhor meu pensamento.
Quando possível, escreverei em inglês como forma de exercitar minha escrita e pensamento nessa língua que é a “mãe nativa da tecnologia”.
 
O que estou fazendo hoje:
>>> INFNET
Atualmente faço o tecnólogo de Banco de dados, BI e Big Data na modalidade Live pelo Instituto Infnet, sede no Rio de Janeiro. Uma ótima faculdade e reconhecida nacionalmente como formadora de excelentes profissionais de tecnologia. O nome da faculdade em si já é um sinal disso.

Faculdade em Banco de Dados (BI e Big Data)

Objetivos: O curso aborda alguns dos bancos de dados mais utilizados no mercado nacional e mundial —Oracle, SQL Server, MongoDB— e prepara o aluno para ir além do papel de um administrador de banco de dados, dando-lhe familiaridade com todos os aspectos do Big Data, o que inclui abordagens da ciência de dados e do aprendizado de máquina ou machine learning.

A faculdade propõe a cada semestre 1 projeto de bloco. Nesse semestre o projeto de bloco é: Infraestrutura para Big Data: Volume, cuja proposta é:

  •  Construir uma Solução de big data composta por uma infraestrutura Apache Spark com Apache Hadoop HDFS, desenvolvida utilizando Java e processando dados em streaming.

Nesta semana iniciei o 2º trimestre. Isso quer dizer que daqui a cerca de 3 meses precisarei entregar este projeto. (Tenho uma ideia de como será, mas estou com um pouco de receio de não estar aprendendo o suficiente para concluir o projeto com a qualidade que gostaria.)

>>> ALURA

Junto à faculdade e como forma de complementar os estudos ligados a área de data science e data engineering, assinei a plataforma da Alura. Na minha opinião é a melhor escola brasileira para cursos livres (embora eu me queixe de não haver uma lista de exercícios propostos para cada uma das etapas, se tivesse isso, seria a melhor escola do mundo…HEHE) .

Na Alura, cada curso é composto por etapas (geralmente entre 5 e 8) e cada etapa contém páginas, que podem conter um vídeo (geralmente entre 10 e 15 minutos), explicação em texto ou um exercício objetivo (para que o aluno possa conferir se ele está assimilando o conteúdo). Um recurso que gosto muito é o fórum em cada uma das páginas; lá vemos dúvídas e perspectivas diferentes sobre o mesmo conteúdo. A alura foi exaustivamente recomendada em aula, por um colega. (O cara é muito fã, depois que assinei descobri o porquê: conteúdo passado de maneira bastante didática)

Mergulhe em Tecnologia!

Você vai estudar, praticar, discutir e se aprofundar em uma plataforma que respira tecnologia.

Atualmente tenho alguns cursos para concluir na plataforma, dentre eles os que compõem:

Se não ficou claro, formações englobam cursos. Estes se complementam e formam um caminho de aprendizado em gradação: É o planejamento proposto pela propria Alura. (Fazer formações evita fazer curos para os quais o aluno ainda não detem conhecimento básico) .

>>> Udemy

Outra forma que encontrei para complementar os estudos da faculdade é a Udemy. Uma escola mundial de cursos livres. (É lá que tenho praticado meu Listening. Muitos cursos são falados em inglês por Americanos e Indianos, inclusive).

A missão da Udemy é criar novas possibilidades para pessoas e organizações de todos os lugares

Nosso marketplace global apresenta uma extensa biblioteca em vários idiomas, com milhares de cursos ministrados por especialistas reais. Você pode fazer cursos em diversas categorias, incluindo: negócios e empreendedorismo, programação, acadêmicos, artes, saúde e fitness, idiomas, música e muito mais!

O que mais gostei da Udemy são os cursos específicos. Lá existe conteúdo para quase todo assunto. Faço cursos da Udemy mais voltados para a área de Big Data e Java.

Estou fazendo um curso nesse sentido, inclusive: Apache Spark for Java Developers

A didática do professor é incrivelmente boa e devido à especificidade das aulas, estou conseguindo contruir uma base legal para a faculdade.

Nos próximos posts vou começar a falar sobre meus projetos e aprendizados. Neles pretendo ser um pouco mais técnico.

E para você que acompanhou até aqui, meu muito obrigado e até a próxima!